Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Exame de consciência para os Escravos de Maria.



Exame de consciência para os Escravos de Maria




Exame de consciência sobre a prática da Perfeita Devoção à Santíssima Virgem, ensinada por São Luís Maria Grignion de Montfort.
Deve-se fazer por inteiro uma vez ao ano, nos santos exercícios, assim como na renovação anual da Consagração, segundo o desejo de Montfort, e também nos retiros mensais.
Pode e deve se fazer também todos os dias, parcialmente…, tomando deste as partes que correspondem á prática especial da Santa Escravidão, aplicando-se a ela, em modo particular.
Fora dos momentos do dia especialmente destinado ao dito exame, recomenda-se com insistência ao fervoroso escravo de Maria que com frequência, por exemplo, cada hora, entrando em si mesmo, se pergunte:
Tenho sido nesta hora um verdadeiro escravo de Jesus e de Maria, Mãe Divina, tenho-os alegrado nesta hora que acabo de viver?.

Querido filho e escravo da Santíssima Virgem, que é sua Mãe e Mestra, que diante de ti se apresenta:
Ela é quem vem a pedir-te conta do modo como tens praticado sua perfeita devoção.
Ela é quem vai te interrogar. Ponha-se em Sua presença…
Responda sinceramente às Suas perguntas maternais; não saberás ocultar-lhe nada!
Comece HOJE pedindo muito humildemente sua graça, que te ilumine para ver claro nas coisas de sua alma…
E peça-A que este exercício seja de grande utilidade para fazer-te caminhar nos caminhos de Deus.
Não tenhas medo em ver a distância que tens que percorrer.
A Mãe Imaculada há de ser seu “caminho fácil, curto, perfeito e seguro”, disse São Luís de Montfort.

SEGUNDA-FEIRA

Dependência Passiva
• Examina agora, filho muito amado e escravo querido, se tens respeitado na prática se sua vida “este direito pleno, inteiro” que me havias reconhecido “ de dispor de ti, de tudo o que te pertence, segundo o meu benefício”.
• Tens recebido com alegria e submissão, ou ao menos tem renunciado tudo para que Jesus decida e disponha ao que vos diz respeito? …
• Tem recebido com agradecimento a saúde, tens pensado em dar-me graças por ela? 
Não tem sido impaciente, não tens murmurado quando sente frio, quando está calor, quando tem fome ou sede, incômodos ou doenças?
• Tens aceitado as dificuldades como as permito, que sofras algum dano em sua reputação, quando te mostraram menos confiança, menos afeto, quando te manifestam desconfiança, quando te caluniaram ou te injuriaram?
• Quais têm sido os seus sentimentos quando tiveste que sofrer uma queda em seus bens temporais, uma dificuldade financeira, quando tiveste que suportar os inconvenientes da pobreza ou da indigência?
• Tens recebido com humildade os dons que lhe são atribuídos, da condição social que vive, da situação que desfruta, do cargo que tens que ocupar, das circunstâncias que tem que viver…? 
Todos são vontade de Jesus sobre ti, que é minha!
• Tua alma não tem estado inquieta, perturbada, descontente pela provação, doença ou morte? 
Disponho Eu de seus familiares, de seus amigos, da comunidade a que pertence? 
Tens me reconhecido como Dona e Soberana de tudo o que é seu… ? 
Haverá de aprender a respeitar meus direitos e soberania.
• Tens me deixado fielmente dispor dos valores comunicáveis e alienáveis de suas boas obras e orações? 
Ou estes têm-lhe feito falta?

TERÇA – FEIRA

Por Maria
• Vós me prometestes “obedecer-me em todas as coisas”. 
Tens habitualmente tomado a direção de sua vida e de seus atos? 
Tens me submetido suas ideias, seus juízos, suas decisões, suas palavras, suas ações? 
Não tens contrariado conscientemente o que eu te mostro? Não tens atuado por seus próprios interesses, seguindo impressões de seus sentimentos, os caprichos de sua vontade?
• Tens-me consultado em suas dúvidas, tens me pedido constantemente permissão para agir, como uma criança consulta a sua mãe para saber o que deve fazer. Tens falado frequentemente, com o coração e com os lábios:

“Minha boa Mãe, posso fazer isso? Devo deixar isto?”.

• Tens feito por obediência tudo o que Jesus pede? 
Tens pensado, julgado, trabalhado, vivido segundo as máximas, preceitos e conselhos do Evangelho de Jesus, e não segundo as máximas e o espírito do mundo, ou seja, o evangelho de satanás?
• Foste fiel evitando o pecado grave e também os veniais, sobretudo contra os defeitos dominantes?
• Tem se aplicado seriamente aos deveres particulares de seu estado, deveres familiares, profissionais, etc?
• Tens sido, como meu escravo de amor, modelo de obediência a toda legítima autoridade? 
Reconheces a autoridade de Jesus e a minha em seus superiores: padres, esposos, professores, poderes civis, superiores eclesiásticos e religiosos, sobretudo, diretor espiritual, etc?
• Não tens sido sua obediência inspirada nas qualidades e defeitos dos que estão revestidos deste poder?
• Não tem discutido e criticado as ordens e conselhos dados?
• Não houve desculpas deliberadas em teu obedecer?
• Não tens obedecido de má vontade, murmurado, com tristeza consentida, com rancor?
• Tens estado verdadeiramente entregue como uma criança a seus superiores sob a obediência, ao invés de esquivar-se?



QUARTA- FEIRA

• Tens sido, por depender de Mim, fiel à sua regra de vida que te prescreve, a santa regra que te é proposta?
• Tens dado fielmente à oração, ao trabalho, ao estudo, ao descanso, à distração o tempo que se dava para estes exercícios?
• Tens sido frequentemente assíduo em seus exercícios de piedade? Não tem os omitido, abreviado, feito com relaxo ou preguiça? …
• Reconhece minha vontade e minha direção em todos os acontecimentos que te chegam e te envolvem? 
Sabe dizem ‘’amém’’ aos consolos e alegrias, assim como às contrariedades, angústias, ocasiões de humilhação e ira, a tudo o que te destrói? 
Aceitaste da mão de Deus, e das Minhas, as injúrias, incômodos, as contrariedades, as doenças, as perdas?
• Escutaste atento, e seguiste generosamente, as minhas graças? 
Tens me negado tal ato de caridade, tal pequeno sacrifício, tal ato de generosidade que Eu te peço?
• Não existe tal ato de virtude que continuas negando a sua amada Mãe? 
Não terás chegado em teu coração o chamado que eu fazia a uma vocação mais elevada, à mais perfeita santidade?
• E em teus exercícios de piedade, Santa Missa, Santa Comunhão, meditação, etc, tens sido fiel, renunciando suas próprias disposições e intenções? 
Fiel, unindo-se à sua Mãe e Mestra, invocando sua ajuda, apoiando-se nos seus cuidados, revestindo-te de suas virtudes?
• Me tens feito a entrega de si mesmo, como um instrumento, unindo-se ao suave silêncio , com o fim de que Eu possa rezar e trabalhar em ti por ti?
• Tens nutrido por mim sentimentos de confiança e abandono que tem uma criança com sua boa mãe? 

Em “todos os tempos, em todos os lugares, em todas as coisas”, tem recorrido ao meu auxílio materno? 

Não tens descuidado deste socorro, nos mínimos detalhes da vida, nas indecisões cotidianas de sua vida espiritual, nas horas dolorosas e graves de sua existência? 

Não te deixas levar pela agitação, pela preocupação, pelo desânimo, em vez de abandonar sensivelmente a Mim todo cuidado tudo o que possa te inquietar? 

Me confias com um abandono total a hora e circunstâncias de sua morte, o cuidado de sua perfeição e de sua salvação eterna?



QUINTA-FEIRA

Com Maria
• Tenho sido, depois de Jesus, o modelo de perfeição que habitualmente põe ante de teus olhos? 
Foste fiel perguntando frequentemente “como faria isto minha boa Mãe, se estivesse em meu lugar?”.
• Tens tentado copiar, por Deus, minha absoluta docilidade de Escrava do Senhor? 
Busca viver meu Magnificat e busca a glória de Deus em tudo o que faz, colocando o amor divino em sua vida inteira e vivendo com a Santíssima Trindade em sua alma?
• Tens sido fiel a Jesus em tudo, por tudo, nada amando mais que a Ele, não vivendo senão por Ele, não aspirando senão aos seus interesses, ao seu reinado, desejando sempre uma mais estreita união com Ele?
• Imitas a minha humildade? 
Tens reconhecido praticamente que teus talentos, êxitos, virtudes, vem de Deus? Consideras com frequência teu nada, teus defeitos, tuas misérias? 
Não se tem sobreposto aos outros em pensamentos. palavras e ações? 
Sente alegria em ser desprezado e se ter como um nada?
• A meu exemplo, tens sido verdadeiramente caritativo, amando ao próximo por Deus e por Mim? 
Tens perdoado toda falta e injúria, suportando com paciência os defeitos dos que te rodeiam? 
Fostes amável e atencioso às necessidades dos outros? 
Procurou prestar serviço e ajudas? 
Não tem sido covarde e egoísta, quando havia de incomodar-se, cansar-se para servir ao próximo e fazer boas obras? 
Não tens julgado severamente, suspeitando o mal ou falando inutilmente dos defeitos alheios?
• Qual tem sido a sua atitude com respeito ao pecado? 
Lutas com valentia contra o pecado mortal e venial, até contra a imperfeição voluntária, contra tudo o que pode, de alguma forma, manchar ou sujar a beleza de sua alma?
• Empenhas em ser perfeitamente puro e casto segundo o seu estado de vida, em pensamentos, imaginações, palavras, leituras e em toda a tua conduta?
• Tiveste ódio de tudo que conduz ao mal, ao pecado?
• Tens renunciado à falsa sabedoria do mundo, que é oposta ao Evangelho de Jesus?

Lutas contra as pompas de satanás ou contra os negócios do mundo: funestos prazeres, diversões perigosas, leituras que perturbam, modas malditas?

Não terás feito obras de Satanás com a sua forma de vestir, sendo canal de pecado?

Com valentia e com constância, tens se posto do lado de Jesus e meu, e tens trabalhado em que tens podido, impedindo o mal, o pecado, a impureza, o escândalo, os excessos?

SEXTA-FEIRA

Em Maria
• Não tens deixado levar-te por uma vida solta, frívola? 
Suas ocupações exteriores não tem absorvido completamente até o ponto de esquecer da vida interior com Deus, com Jesus e sua Mãe, que tanto te amam?
• Tens cuidado de interiorizar-se frequentemente, para encontrar-Me no fundo de tua alma, para te ajudar a praticar pequenas coisas que havia te ensinado:

“ Ave Maria’’ ao dar a ho…ra, ter consigo imagem, medalha, modéstia mariana em seu vestir, jaculatórias, frases marianas em texto escrito, bênçãos que pede ao sair de qualquer lugar, etc?
• Aprendeste a viver sob o Meu olhar todas as suas horas de oração, de trabalho, de descanso e de entretenimentos, como a criança sente necessidade de estar perto de sua mãe?
• Tem se preocupado em retirar-se ao fundo do santuário de sua alma, onde habitualmente Me encontra com Jesus, em um frente a frente delicioso?
• Chegará sua alma a respirar-Me como sem cessar seus pulmões respiram o ar?

SÁBADO

Para Maria:

• De ordinário, qual é o motivo que inspira ou determina seus atos? 
Quantas vezes os tem feito por amor às suas comodidades, vaidades e amor próprio, para agradar a tal ou qualquer criatura? 
Isto não é ser escravo de Jesus, escravo de Maria!
• Tens pensado com frequência oferecer seus atos por amor a Jesus e Meu, para nos glorificar, para nos agradar?…
• Tens repetido frequentemente “Tudo por Jesus, por Maria. Tudo por vosso amor, Mãe Amadíssima?”
• Tem sido meu reinado, para chegar ao bendito Reinado de Cristo, o ideal de tua vida? 
Pensaste neste ideal em seus momentos livres? 
Ofereceste por esta intenção suas horas de trabalho, sobretudo o que te é mais penoso? 
Suas orações, teus sofrimento, contrariedades e provas? 
Vem à sua mente todos os dias oferecer a este fim sua última enfermidade, sua agonia, sua morte?

• Preocupaste-te em atrair todo o mundo ao Meu serviço e á minha verdadeira e sólida devoção? 
Não tens sentido preguiça ou covardia e por isso faltaste a frequência nas ocasiões de dar-Me a conhecer, a amar e que Me sirvam de modo mais perfeito?
 
DOMINGO

O ato da consagração e suas consequências:
“Eu vos dou e consagro, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, deixando-vos pleno e inteiro direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção alguma, segundo o vosso agrado.’’
Dependência Ativa:…
• Meu filho: “Tens renovado diariamente desde o levantar, depois várias vezes durante o dia, seu ato de entrega total a Jesus por minhas mãos? 
Tem feito seriamente, conscientemente, com a ideia bem clara e vontade decidida de que me entrega realmente a propriedade de tudo quanto acerca esta devoção?
• Tens vivido na convicção e habitual pensamento de que inteiramente me pertence realmente e por inteiro? 
Tens respeitado meus direitos de propriedade sobre tudo que me confiaste, corpo e alma, sentidos e faculdades, bens e forças, não servindo-se de nada, mas deixa-os sobre a minha intenção e com a minha aprovação?

NO FINAL:

Ao terminar o exame de consciência, humilha-te profundamente diante de sua gloriosa Rainha ao ver as numerosas faltas de que tens sido culpado…
Perdão, ó Mãe Divina, de ter sido tão infiel, Não quero desanimar-me: vou trabalhar com energia e com perseverança para ser um filho mais dócil e um escravo mais fiel.
Te prometo, querida Soberana, velar especialmente sobre este ponto… Naquela… ocasião, ajuda-me com vossa graça poderosa.
Enfim, com Jesus, vosso tesouro, conceda-me, Mãe, me abençoar. 
Minha Mãe, dai-me o que necessitas e manda-me o que queres!


Um comentário: